fbpx

Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

 

Durante os dias 13, 14 e 15 de Junho, o Departamento de Meio Ambiente (DMA) do Capão do Leão, em acordo com a Secretária de Educação do município, celebrou Semana do Meio Ambiente/2022, com o tema “Uma Terra” em instituições de ensino do município, através de seus parceiros. Dentre as instituições contempladas com as atividades estão a E.M.E.F. Elmar da Costa, E.M.E.F. Barão de Santo Ângelo, E.M.E.I. Girassol, E.M.E.F. Darcy Ribeiro e E.M.E.F. Elberto Madruga.

A Semana do Meio Ambiente é um evento nacional que ocorre tipicamente na primeira semana de Junho. É uma semana de conscientização para a população, não apenas do ponto de vista da preservação de nosso patrimônio nacional, mas também para treinar a percepção e desenvolver conhecimento acerca de elementos do mundo natural que convivemos diariamente. Para isso, o DMA contou com a presença de diversos grupos de apoio da Universidade Federal de Pelotas e empresas de consultoria ambiental que atuam na região.

Como representantes da UFPEL participaram; o “Museu Itinerante de Parasitologia”, que trata sobre o ciclo de vida e métodos de prevenção e tratamento dos principais parasitos de importância sanitária, como lombrigas e a tênia. O “Inseto, e Dai?”, iniciativa com extensa presença em redes sociais, e que leva caixas de insetos com lupas especializadas para observar os artrópodes de perto e em detalhes. O Núcleo de Reabilitação de Fauna Silvestre (NURFS), conhecido na região por seu trabalho recolhendo animais silvestres em situação de perigo, apresentou trabalhos diferenciando animais exóticos, silvestres e domésticos aos alunos.

 

 

Também contamos com o ‘Vegetando’, grupo que fala sobre cegueira botânica e traz jogos interativos que mostram na tela de computadores a reação de plantas ao toque.

As Duas empresas de consultoria ambiental que fizeram parte da Semana do Meio Ambiente foram a JW Geologia e Engenharia, com um excelente conteúdo sobre aterros sanitários e resíduos sólidos, e a RTBio Consultoria, dando uma verdadeira aula sobre a importância da preservação de espécies ameaçadas da flora e da fauna. As intervenções da Semana do Meio Ambiente/2022, foi a primeira de muitas intervenções previstas ainda para o segundo semestre de 2022, como um projeto de educação ambiental.