Rede Lilás – vice-prefeita reuniu a comunidade e diversas representantes de organizações para tratar do tema

Em prol da segurança da mulher, dentro da programação do Outubro Rosa, foi realizada no sábado (21), a primeira atividade para a constituição e implementação da Rede Lilás, no Município. O plenário da Câmara esteve lotado, durante a ação que tratou de promover a autonomia e o atendimento especializado às mulheres em situação de violência.
Estiveram presentes diversas autoridades municipais. Formaram a mesa de abertura o Prefeito, Mauro Nolasco, a vice-prefeita, Gilciane Baldassari –  que promoveu o evento – e as Deputadas Estaduais, Stela Farias e Míriam Marroni, além da Presidente do Conselho da Mulher, Eliane Freitas, do vereador Fabricio Freitas, e da representante do Coletivo Feminino Plural, Renata Teixeira Jardim que tratou do tema “Política de enfrentamento a violência contra as mulheres e a Rede de Atenção”. Na ocasião, a assessora da Deputada Stela, Cecília Hypólito, mediou as apresentações.
Para a vice-prefeita, Gilciane, “Esta iniciativa visa organizar representantes de organizações para formar a Rede Lilás no Capão do Leão, procurando proporcionar também mais qualidade de vida às leonenses. Neste sentido, pretendemos organizar e fomentar ações que gerem resultados. Este é o primeiro passo e, logo, pretendemos avançar para contribuir com o combate a violência às mulheres.”
Durante o encontro, foram debatidas diversas ações para que a mulher vítima de violência seja amparada e se sinta mais segura. A ampliação de espaços para acolhimento e proteção a assistência médica especializada, o atendimento psicossocial são exemplos de ferramentas que une-se a outras para atuar na prevenção da saúde mental e física da mulher.
Ao final do encontro, como encaminhamento, a vice-prefeita formou uma comissão para organizar a Rede Liás e, assim que possível, implementá-la no Município.