Rede Lilás – Prefeitura realiza o lançamento da rede de proteção às mulheres vítimas de violência

As mulheres de Capão do Leão já podem contar com a Rede Lilás, voltada à proteção e atendimento especializado às mulheres em situação de violência.

Para constituir e organizar a Rede Lilás no Município, a vice-prefeita, Gilciane Baldassari, teve a iniciativa de promover reuniões com diversos agentes da comunidade para debater o tema e, coletivamente, buscar implantar a proposta em Capão do Leão.

Na quinta-feira (23), no Centro de Referência da Juventude – CRJ – o ato de lançamento contou com a participação de autoridades, da comunidade e de representantes dos setores que irão contribuir com a formação da Rede Lilás, no Município.

Ao lado da vice-prefeita, do prefeito Mauro Nolasco e da Secretária de Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles, participaram do evento a juíza de Direito do Juizado Especial da Violência Doméstica de Pelotas, Michele Soares Wouters, a Deputada Estadual, Míriam Marroni, a representante da Delegacia da Polícia Civil, Aline Moraes, e as presidentes dos Conselhos Municipais da Saúde e do Idoso, Isabel Chagas, da Mulher, Eliane Freitas e da Educação Luciane Dutra.

Na ocasião, a juíza Michele Wouters, cumprimentou e parabenizou a administração municipal. “Sempre que necessário, com disposição, vontade e empenho esta gestão contribuiu com ações para, de forma integrada, combater a violência às mulheres no Município. Capão do Leão está a frente de vários outros municípios, de maior porte, que até hoje não tiveram a iniciativa de implantar essa importante Rede”, concluiu.

Ao final a vice-prefeita ressaltou que a Rede é uma união de esforços para o atendimento especializado, desde a prevenção, passando pelo atendimento e o combate contra a violência.
“Agradeço a todos que estão ao nosso lado para que possamos realizar ações positivas e dar resultados à comunidade. Lutar pelo respeito e o direito das mulheres é um compromisso que temos e diariamente defendemos”, finalizou.

Após o ato, a Secretária Mariglei Argiles realizou uma apresentação sobre a formação da Rede, seus principais objetivos e ações, destacando que desde julho deste ano o Município conta com o Decreto 063/2018, que institui o Comitê Rede Lilás no Capão do Leão.