Quantidade de lixo jogado nas ruas, de forma irresponsável, impressiona – Prefeitura busca a conscientização e conta com o apoio da comunidade para a fiscalização

É impressionante a quantidade de lixo descartado de forma indevida que se acumula nas vias públicas do Capão do Leão.
A Prefeitura, mesmo com os serviços de recolhimento ocorrendo normalmente, não consegue manter as ruas limpas pelo excesso de lixo que parte da população descarta sem qualquer compromisso com o espaço comum, o bem estar coletivo e a saúde da comunidade.
Ao circular na região urbana, principalmente no bairro Jardim América, não é raro encontrar sofás velhos, eletrodomésticos sem uso e restos de obras ou podas de vegetais depositados nas ruas, em esquinas ou terrenos baldios.
Pequenos atos podem gerar grandes prejuízos!
O resultado é que jogar lixo na rua, além de sujar o Município, acarreta outros problemas.
Os volumes acumulados prejudicam o escoamento das águas das chuvas, entopem valetas, ameaçam a saúde da população, contribuem com a proliferação de ratos e animais transmissores de doenças.
Ação
Atenta ao problema a Prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, além de providenciar a instalação de placas educativas, informando as penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, promove mutirões de fiscalização e conscientização.
No primeiro contato, o cidadão que colocar lixo de forma irresponsável na via pública será notificado pela equipe do Departamento de Meio Ambiente. E, no caso de repetir a ação, será multado.
Vale destacar que a Prefeitura cumpre com a responsabilidade de recolher o lixo doméstico. No entanto, a orientação é de que os cidadãos contribuam não descartando seus resíduos lixo na rua, fora da rota de recolhimento, sem aviso ou autorização do Departamento de Meio Ambiente.
Denúncia
A Prefeitura conta com o auxilio da população para identificar os infratores. Quem flagrar alguém jogando lixo nas ruas deve denunciar e, se possível, fotografar ou filmar.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3275.1541 (Departamento de Meio Ambiente) ou pelo e-mail meioambiente@capaodoleao.rs.gov.br.