Projeto Mãe Leonense – ação da Secretaria de Saúde vai além da assistência à gestante

O projeto “Mães Leonense”, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, vai além do atendimento à gestante, durante o pré-natal, e o estimulo ao acompanhamento médico durante a gestação.

Na proposta, o diferencial é a entrega dos exames com uma lembrança especial, o registo da gravidez, numa sessão de fotos, produzida após cada revisão.

Segundo o secretário de Saúde, Jaques Bueno, “o Projeto visa valorizar as gestantes e estimular o acompanhamento médico. A sessão de fotos é um inentivo às revisões mensais, contribuindo para que as mulheres tenham uma gestação saudável e, consequentemente, as gerações futuras também.”

A ação idealizada e implementada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central é coordenada pela Chefe do Posto, Richele Matheus, e pela enfermeira Juliana Rockembach. O Projeto visa acompanhar e orientar as gestantes quanto ao crescimento e desenvolvimento do bebê, assim como os preparativos para o parto e os cuidados no pós-parto para a mulher e o recém-nascido.

O projeto da Secretaria de Saúde faz parte do plano de ação humanizada do governo municipal e, no segundo semestre, deverá se estender as pacientes das demais Unidades de Saúde, no Capão do Leão.

O registro fotográfico das mães, assistidas na UBS Central, ocorre nas primeiras quintas-feiras de cada mês e conta com a parceria de uma consultora de beleza, que oferece produção e maquiagem à gestante para a sessão de fotos.

Para Taís Medeiros, paciente da UBS Central, que será mãe pela terceira vez, “esta é uma ação especial. Nunca tive uma oportunidade assim. Poder acompanhar a gravidez e ainda sair da consulta com a foto do meu filho sendo gerado, é muito significativo. Estou emocionada com a atenção da equipe de saúde e feliz com esse carinho.”