Projeto Eco Óleo da Escola Barão do Arroio Grande

eco_g

A Escola Barão do Arroio Grande iniciou na Semana do Meio Ambiente, em 2014, o projeto Eco Óleo, que visa conscientizar as famílias sobre a importância da preservação ambiental e orientar sobre o procedimento correto para o descarte do óleo de cozinha já utilizado. Houve a constatação de que na comunidade leonense o óleo de cozinha é amplamente utilizado no preparo de alimentos, especialmente em frituras, sendo prejudicial à saúde do ser humano e também ao meio ambiente, pois quando descartado de forma inadequada, 1 litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água.

Refletindo sobre essa problemática, desenvolveu-se o projeto Eco Óleo, com o objetivo de promover a coleta do produto e enviá-lo a um destino correto, contribuindo assim para reduzir o impacto do resíduo no ambiente. Junto ao projeto, é realizada uma campanha de educação alimentar com a intenção de levar os alunos a diminuírem o consumo de frituras e optarem por alimentos mais saudáveis.

Além disso, pretende-se introduzir conceitos fundamentais sobre educação ambiental e saúde, no intuito de formar cidadãos conscientes e também mostrar a importância da reciclagem, uma vez que o óleo de cozinha usado pode ser transformado em sabão biodegradável, tinta e biodiesel. A comercialização desses produtos promove a sustentabilidade.

Já há algum tempo, a escola tentava implantar a coleta do óleo de cozinha na comunidade, mas esbarrava na dificuldade de armazenamento e destino do resíduo recolhido. Esse impasse foi resolvido através da parceria com uma empresa que disponibiliza o recipiente e realiza a coleta. Dessa forma, a escola tornou-se também um ponto de coleta.

A Escola Barão do Arroio Grande divulgará a proposta durante as atividades do desfile comemorativo da Semana da Pátria de 2015, estimulando a coleta do óleo usado e realizando a entrega de recipientes para este fim.

Assessoria de Imprensa