Prefeitura reúne mais de 50 estagiários no 1º Encontro Municipal, promovido pela Secretaria de Administração

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Administração (SMA), em parceria com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), realizou no sábado (19), o 1º Encontro Municipal dos Estagiários.
Na ocasião, mais de 50 estagiários que trabalham nos setores, repartições e órgãos da Prefeitura participaram do evento que ocorreu no Centro de Referência da Juventude (CRJ), localizado no bairro Jardim América.
O objetivo do encontro foi comemorar o dia do estagiário (18/08) e promover o desenvolvimento profissional dos mesmos, buscando orientá-los sobre realizações, oportunidades, trabalho em equipe e postura profissional.
As atividades iniciaram com a palestra sobre o “Protagonismo Juvenil”, realizada pelo Diretor de Cidadania e Assistência Social, Douglas Ferreira dos Santos. Na continuidade, a palestrante Mariléia Santana,  Especialista em Gestão de Pessoas, abordou questões como “a escolha da Instituição como oportunidade de preparação para o mercado de trabalho, desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes”.
Segundo o Secretário Igor Vianna, “buscamos contribuir com a formação cidadã e a valorização da nossa juventude. Este encontro visa aproximar estagiários e gestão, pois entendemos que os mesmos são fundamentais para a prestação de serviços à comunidade. Para a Administração este é um primeiro passo no sentido de promover o reconhecimento pelas tarefas que os estagiários desempenham nas diferentes áreas do Governo. A ideia é realizar encontros periódicos para reflexão, motivação e aproximação.
Para o Prefeito Mauro Nolasco, “são muitas as possibilidades nesta fase da vida. Nosso Governo faz questão de valorizar o quanto faz diferença estarmos juntos, motivados, buscando o aprendizado e satisfeitos para aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem. É um período de escolhas. Neste sentido, estamos ao lado dos nossos estagiários, reconhecendo a importância desse momento na vida de todos, independente da etapa em que o estagio se encontra.”
Lançamento do ID Jovem
Durante o 1º Encontro dos Estagiários foi lançado o programa Identidade de Jovens, que prevê uma série benefícios para pessoas entre 15 e 29 anos, com comprovação de baixa renda.
Entre os benefícios do programa estão o acesso à meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de descontos – ou mesmo gratuidade – em viagens interestaduais.
Os benefícios são garantidos com a Identidade Jovem. Documento que deve ser emitido por meio de aplicativo no celular ou pela internet.
A ID Jovem é destinada aos jovens pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do governo federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.
Os jovens interessados podem procurar informações na Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social ou no Centro de Referência da Juventude, localizado no bairro Jardim América.
Passo a passo
Para a emissão é preciso ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS), impresso no Cartão Cidadão, no extrato do FGTS e na Carteira de Trabalho.
Pela internet, acesse o site da ID Jovem, preencha os dados solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
No celular, o usuário deve fazer o download do aplicativo da ID Jovem, disponível para Android, iOS e Windows Phone. O próximo passo é preencher com NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem.
Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.
 
Gratuidade no Enem
Um dos benefícios garantidos pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem informando apenas o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição. Essa gratuidade também é estendida a todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública, desde que preencham a inscrição de maneira correta.