Prefeitura prepara programação para o Novembro Azul

Agora é a vez dos homens! A Campanha Novembro Azul, que visa a detecção precoce do câncer de próstata, começou nesta segunda-feira (6), no Capão do Leão.
Além da iluminação temática, no trevo que leva a principal via de acesso ao Município, a Prefeitura – por meio da Secretaria de Saúde- realizará uma série de atividades alusivas ao mês de luta e combate a doença.
A iniciativa tem o objetivo de alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
Na programação constam a intensificação dos testes rápidos de HIV e sífilis nas Unidades Básicas de Saúde e rodas de diálogo em diversos setores, realizada pela equipe de saúde com os servidores.
Os profissionais das Unidades também irão organizar mini palestras sobre o câncer de próstata, enquanto pacientes aguardam atendimento.
No encerramento das atividades será realizada uma mateada no último domingo de novembro, dia 26. O evento iniciará às 15h, no entorno da UBS III, no bairro Jardim América.
Apresentações artísticas, verificação da pressão, testes rápidos, pesagem do Bolsa Família e diversas atrações estão previstas para receber a comunidade numa confraternização e ação sobre o tema “Saúde do Homem”.
Vale destacar que na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos freqüentes são fundamentais para que a doença seja descoberta em fase inicial.
A demanda do Município, hoje de 71 consultas com proctologista e 78 com urologistas,  depende dos agendamentos que aguardam a liberação do Governo do Estado. O desafio é estimular os exames, visto que ainda há muito preconceito para que seja diagnosticado e tratado o câncer de próstata.