Prefeitura inicia o recolhimento de animais de grande porte soltos em via pública– ação gera resultados positivos e conta com o apoio da comunidade

Com o objetivo de evitar os acidentes causados pelos animais de grande porte soltos nas vias do município, a Prefeitura deu início as ações de recolhimento dos mesmos. O atendimento as primeiras denúncias já geram impactos positivos na comunidade.
Após uma semana, pode-se comemorar os resultados, visto que o número de ocorrências diminuiu significativamente. Antes de iniciar o recolhimento, o Governo recebia, diariamente, em torno de dez denúncias de animais soltos nas vias públicas. Atualmente, no máximo quatro, ao dia.
Visando informar sobre o recolhimento e conscientizar os proprietários dos animais, o Governo divulgou a ação com antecedência, por meio de mensagens em carro de som e nas redes sociais.
Para tanto, a Prefeitura providenciou o veículo, reboque e definiu a equipe responsável pela captura e transporte dos animais, além de firmar parceria com a Universidade Federal de Pelotas.
O convênio assinado entre o Prefeito Mauro Nolasco e o Reitor Pedro Curi Hallal, determina que os animais recolhidos serão encaminhados ao Hospital Veterinário da UFPel. Lá receberão cuidados de saúde, alojamento e alimentação. Para a retirada os proprietários terão de efetuar o pagamento de R$ 300,00 de multa (valor correspondente as despesas no Hospital). Se não o fizerem, num prazo máximo de 15 dias, os animais serão encaminhados a leilão ou doação, caso não sejam arrematados.
A iniciativa do Governo pretende colocar fim num histórico de acidentes registrados no município, muitos deles fatais. Os pontos críticos das ocorrências são, especialmente, na BR-392 e na avenida 3 de Maio, uma das principais vias do Capão do Leão.

Os telefones para denúncias são 3275.1073 e 991227703.