Prefeitura fecha parceria com a Conab e adere ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Município passará a distribuir cestas com produtos hortifrutigranjeiros

Com o objetivo de promover o acesso da população de baixa renda aos produtos da agricultura familiar e à alimentação nutritiva, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, oficializou o termo de recebimento e aceitabilidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), numa parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e a Cooperativa Agropecuária de Arroio do Padre (Coopap).

Após a adesão ao Programa, a proposta da Secretaria de Cidadania e Assistência Social é de entregar, semanalmente, os produtos hortifrutigranjeiros às pessoas atendidas pela rede de assistência social que estão em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O mix de produtos que serão disponibilizados incluem: beterraba, cenoura, couve, repolho, alface, abóbora, banana, batata, cebola, chuchu, laranja, limão, tangerina, tempero verde e tomate.

Em reunião no Gabinete, nesta terça-feira (20), Mauro Nolasco destacou o quanto a Prefeitura valoriza parcerias como esta, que possibilitam contribuir com a qualidade de vida da população mais carente. Segundo Nolasco, “a Prefeitura irá realizar um mapeamento para garantir a destinação correta dos alimentos e acompanhará a distribuição para que cheguem, de fato, a quem mais precisa”.

Participaram do encontro o presidente da Coopap, Carlos Gustavo Lapshies, a
presidente do Conselho da Assistência Social, Zeneida Motta, os representantes da Unidade de Cooperativismo (UCP) EMATER, Anderson Rotuno e Edson Nascimento, o gerente Regional da EMATER Ronaldo Maciel, e Edenilson de Oliveira, representando o escritório EMATER Capão do Leão

Para Edenilson “a EMATER busca contribuir com projetos como este, que potencializam a produção da agricultura familiar e o consumo de alimentos nutritivos.”

Anderson Rotuno, ressaltou que “dos recursos aprovados para sete projetos do Programa, cinco são para a região sul. E, neste sentido, Capão do Leão superou as expectativas viabilizando a adesão ao Projeto, atendendo aos critérios definidos e prazos estabelecidos.”

No Município, a parceria com o PPA estará vigente até 22 de agosto do próximo ano. A continuidade dependerá dos recursos que serão ou não destinados pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).