O Sonho da Casa Própria prioriza 26 famílias no município

Recentemente, a Prefeitura de Capão do Leão entregou, na casa de Cultura Jornalista Hipólito José da Costa, 26 unidades habitacionais aos inscritos no programa “Minha Casa Minha Vida”, via Ministério das Cidades. O programa facilita a conquista da casa própria para famílias de baixa renda, através de convênios assinados entre os governos municipal, estadual e federal. O objeto descrito no convênio firmado com o município prevê a construção de 50 unidades habitacionais, e nesta primeira etapa foram entregues 26 casas. Ás outras 24 unidades ficarão para uma segunda etapa, que terá continuidade a partir de 2017.

O acordo, assinado em 2012, previa investimentos em torno de R$ 1,5 milhão, dos quais a Prefeitura entrou na forma de contrapartida, com R$ 125 mil; o governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano (Sehadur), com R$ 150 mil. A responsabilidade pela execução da obra foi da Cooperativa Central de Crédito Rural Horizontes Novos (Crehnor).
Ao representar a comissão organizadora responsável pela preservação dos imóveis, Marilene Cardoso, disse que se sentia feliz pelas famílias contempladas, e que o trabalho da comissão foi muito importante na conservação dos imóveis, evitando a depredação dos bens.

dsc_0025
(da esq. para dir.) As contempladas Rosa Amélia Silva, Scheila Rejane Pereira e Ivonete Aires
dsc_0026
Marilene Cardoso, da Comissão Organizadora
dsc_0029
O prefeito Cláudio Victória, a equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e as contempladas, junto das unidades habitacionais

Uma das contempladas é Rosa Amélia Baldez da Silva, de 53 anos, viúva e moradora no Distrito da Hidráulica. Atualmente, na casa onde vive, junto de seus três filhos, paga mensalmente R$ 350,00 de aluguel por mês, mas agora já está com a mudança encaixotada e pronta para trocar de lar o mais rápido possível. “Adorei a casa, têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de estar toda pintada. Espero ser feliz nesta nova morada”, diz

Já Scheila Rejane Tavares Pereira, de 72 anos, vive de favor na casa da cunhada. Segundo ela, o salário mínimo que recebe da aposentadoria não é suficiente para pagar um aluguel de imóvel. “Graças a Deus, vou morar no que é meu. Estou muito feliz por receber esta chave, tão esperada há muito tempo”, pondera. Outra contemplada com uma das casas é Ivonete Aires, de 57 anos. Seu estado de saúde requer cuidados, pois acaba de sair de uma profunda depressão e o salário mínimo que ganha, serve de sustento para um filho, um neto e o esposo que está desempregado. “Que Deu me dê saúde para aproveitar minha casinha, esperada há anos por nós”, conta.

Para o prefeito Cláudio Victória, a entrega das unidades foi cheia de emoção. “Tivemos durante o decorrer do processo, muitos problemas burocráticos e administrativos, mas entregar as chaves da casa ás pessoas que aguardavam, há anos por esse momento, é simplesmente, inesquecível”, relata.

O prefeito eleito para o próximo ano, Mauro Nolasco, disse que o programa Minha Casa Minha Vida, terá continuidade no seu governo, e que espera ampliações pelo governo Federal para contemplar mais famílias que necessitam dessas moradias.

CONTEMPLADAS
Maria de Lourdes Meggiato Leal