Prefeitura encaminha 60 exames de mamografia e comemora os resultados do Outubro Rosa

Com o objetivo de zerar a fila de espera por mamografias, a Prefeitura viabilizou o atendimento às mulheres que aguardam por este exame.

Na sexta-feira (27), a vice-prefeita Gilciane Baldassari entregou 60 requisições para exames de mamografia.

O número de encaminhamentos reduz, consideravelmente, a fila de espera das leonenses que aguardavam pelo atendimento.

Segundo o Secretário de Saúde Wolke Rodrigues, “mesmo enfrentando dificuldades causadas pela falta de repasses do Governo do Estado, conseguimos encaminhar ao exame 47 pacientes com nódulos e 13 acima dos 50 anos. Com isso, reduzimos as filas e garantimos o atendimento de acordo com a classificação de risco”.

As requisições das mamografias estão agendadas entre os dias 31 de outubro e 5 de novembro. Para a vice-prefeita, Gilciane, “além de iniciativas como esta, a Prefeitura vem trabalhando incansavelmente para enfrentar as pendências, os desafios e melhorar a oferta de atendimento à população. Com este encontro e a entrega das requisições avançamos e encerramos as atividades do Outubro Rosa com um saldo muito positivo no combate e na luta contra o câncer de mama.”

Vale ressaltar que a prioridade para os encaminhamentos são mulheres que apresentem justificativa médica por problemas preexistentes (nódulos) ou histórico familiar de câncer e as que estão acima dos 50 anos.

Na reunião/palestra que ocorreu no Salão Paroquial da Igreja Santa Tecla, estiveram presentes mais de 90 mulheres. Na ocasião, a Enfermeira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Tatiane Soares, abordou o tema “Saúde da Mulher” e esclareceu dúvidas.