Município solicita autorização ao Ministério da Integração Nacional para uso de sobra de dinheiro da enchente de 2009

foto2
Prefeito Claudio Victória entregando relatório de perdas do município juntamente com o Decreto de Emergência aos deputados da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa;
Foto – Gerson Baldassari

No dia 28, o prefeito Claudio Victória e o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Francisco Adilson, entregaram relatórios ao presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, contendo dados oficiais levantados pela Emater sobre os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias em Capão do Leão, o que culminou numa destruição enorme das lavouras da soja e do arroz, obrigando o executivo municipal a decretar situação de emergência.

Em situações semelhantes estão 20 municípios da metade sul do Estado, fazendo com que a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa abrisse procedente entre às inúmeras pautas que estão na fila para debate. De acordo com o prefeito Claudio Victória, o município tem uma sobra de dinheiro de R$ 730 mil oriundos da enchente de 2009, liberado pelo governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. “Este montante pretendemos usá-lo na recuperação das estradas da zona rural e na revitalização de algumas pontes de madeiras. Mas para isso, é preciso que o governo Federal autorize a prorrogação do prazo de devolução que venceu no dia 30 ou faça a alteração do objeto, possibilitando que esse dinheiro seja usado na recuperação das estradas, em virtude do estado de emergência em que o município se encontra”, aponta Victória.

Na semana passada, a Câmara de Vereadores aprovou pedido de indicação, assinados por todos os vereadores, solicitando ao Ministério da Integração Nacional e ao Secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Coronel Adriano Pereira Junior, para que interceda ao processo a favor de Capão do Leão. Neste dia, a tarde o prefeito Claudio Victória entregou ofício à Coordenadora Geral de Prestação de Contas de Convênios Secretaria-Executiva – Departamento de Gestão Interna do Ministério da Integração Nacional solicitando que acate a solicitação do município de Capão do Leão, tendo em vista a necessidade urgente da reconstrução de áreas que foram afetadas pelas chuvas. Também foi entregue uma cópia do Formulário de Informações de Desastre (FIDE) e do Decreto de Situação de Emergência com dados estatísticos comprovando os danos ambientais ocasionado pelo excesso de chuva na região.

Gerson Baldassari –  Jornalista – DRT/RS – 11634
Assessoria de Imprensa