Município realiza a 8ª Conferência Municipal de Saúde de forma híbrida

Vinte e cinco propostas foram definidas na 8º Conferência Municipal de Saúde de Capão do Leão. Destas, oito foram selecionadas e serão apresentadas na fase Estadual. O evento foi realizado no dia 15, das 13h às 19h, na sede do Sindicato dos Municipários, no centro.

A 8º Conferência Municipal de Saúde foi uma realização do Conselho Municipal de Saúde com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Capão do Leão. No formato parte presencial e parte híbrida o tema deste ano foi sobre “Pandemia atual e as que virão? Que saúde teremos?”, com dois eixo de discussão; Gestão do SUS na atenção básica e Vigilância em Saúde, em período de pandemia e pós pandemia. Avanços, conquistas e retrocessos. Informação, educação e política de comunicação em tempo de pandemia. Conquistas da ciência e inovação para o SUS

O prefeito Vilmar Schmitt (PP), fez a abertura do evento, ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Renato Miranda (MDB), do secretário Municipal de Saúde, Jaime Starke, do presidente do Conselho de Saúde, Alessandro Luiz e do vice-presidente do sindicato dos Municipários de Capão do Leão, Sidney Rosa. Em sua fala o chefe do Executivo destacou a importância da conferência, parabenizou os organizadores pela coragem e determinação de realizar a conferência de forma híbrida e deu por aberto os trabalhos desejando felicidade e sucesso a todos participantes.

Após, a leitura e aprovação do regimento da conferência as atenções se voltaram ao primeiro palestrante, Drº Epidemiologista da FioCruz/Amazônia desde 2006, Jesem Orellana, que falou sobre “A Pandemia do Novo Coronavírus”. Já o segundo palestrante, o Conselheiro Estadual de Saúde e membro do Conselho Municipal de Saúde da cidade de Viamão, Itamar Santos, falou sobre consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS), ancorado no Sistema Único da Família.

Duas moções apresentadas pelo Conselheiro Wolke Rodrigues foram aprovadas em plenária. Moção ao Congresso Nacional de apoio ao projeto de lei 1564/2020 – que institui o piso nacional da enfermagem de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE), e moção de reconhecimento e agradecimento pelo excelente trabalho desenvolvido no enfrentamento à pandemia aos profissionais de saúde.

Ao final, foram escolhidos os delegados titulares que vão representar o município na conferência Estadual e respectivos suplentes. Titulares – Renato Bryon, Alessandro Luiz, Nazi Medeiros, Luana Soares Coelho, Marilene Cardoso, Richele Matheus. Suplentes – Sidney Rosa, Wolke Rodrigues, Joel Souze, Adrine Maciel Rosa da Costa, Adriane Islabão e Jeferson Antuarte.

A 8ª Conferência Municipal de Saúde de Capão do Leão teve a seguinte comissão organizadora – Presidente – Sidney Rosa, Coordenador Geral – Michele Bierhals, Coordenação Técnica – Pró Um Videos, Secretárias de Credenciamento – Nazi Medeiros e Adriane Islabão, – Comunicação – Assessoria de Comunicação (ASCOM).