Motorista do SAMU é o primeiro servidor vacinado no município

Nesta terça-feira, dia 19, às 21 horas, na sede da Vigilância em Saúde, o município de Capão do Leão deu início à vacinação em seus profissionais de saúde. O escolhido para receber a primeira dose das 350 que chegaram à tarde no município foi o funcionário de carreira e motorista do SAMU, Rubem Victória, de 57 anos.

“A Esperança Chegou! Estou muito orgulhoso por ser escolhido para receber essa primeira dose. Eu e meus colegas, realmente transportamos inúmeros pacientes com o COVID-19 e poder dar esse exemplo às pessoas e incentivá-las para que se vacinem é muito emocionante e gratificante. Era muito angustiante transportar seres humanos, aflitos com falta de ar. São cenas que marcam para o resto da vida. Essa vacina é a nossa esperança de dias melhores, frisou. E ressaltou fazendo um chamamento à população. “Quando chegar a sua vez, por favor, vacinem-se, que é para voltarmos a ter uma vida normal o mais rápido possível. É o caminho seguro e eficaz que devemos seguir para estarmos protegidos desse vírus invisível e mortal”, concluiu Victória.

Para o Secretário de Saúde de Capão do Leão, Luis Fernando Lopes Pereira, a chegada da vacina é fundamental, ele aconselhou as pessoas a tomarem a vacina que é para o organismo criar anticorpos e ficarem protegidas da COVID-19. “Essa vacina é uma arma que temos, mas, ainda, é necessário mantermos os cuidados, sempre obedecendo ao conhecido protocolo da Vigilância em Saúde, que é de usarmos máscara, gel nas mãos e mantermos o distanciamento social”, recomendou e reforçou o pedido para que as pessoas acreditem nas autoridades de Saúde e no momento certo, se vacinarem.

Para o coordenador do Comitê de Crise do Covid-19, Márcio Soares, o dia 19 de janeiro foi muito significativo porque, faz exatamente um ano que surgiu o primeiro caso de contaminação no município entre servidores da saúde. “É maravilhoso vivenciar esse momento de um servidor da saúde recebendo a primeira dose da vacina e daqui pra frente a população sendo vacinada. È o caminho para a erradicação desta doença que chegou de forma sinistra para acabar com a vida dos seres humanos. Fico feliz e emocionado ao saber que temos muito trabalho pela frente e que as vacinas vão chegarem a todos brasileiros e que eles vão parar de adoecer e automaticamente esvaziar hospitais porque terão vida normal novamente’, comentou. Márcio também disse que a vacina é segura e que às pessoas não dever temer a vacinação. Agora é nós que vamos atacar esse vírus através da vacinação em massa da nossa população”. Soares, também reconheceu a coragem dos trabalhadores da linha de frente que nunca desistiram da luta e sempre se importaram com a vida dos outros, em qualquer situação.

Já na manhã desta quarta-feira, dia 20, o secretário Municipal de Saúde Luis Fernando Lopes Pereira e o diretor de Saúde, João Cândido, acompanharam a vacinação dos profissionais de saúde do Pronto Atendimento Municipal (PAM). Ás doses restantes serão destinadas as casas geriátricas.

Gerson Baldassari