Mauro Nolasco, toma posse, reúne secretariado e dá início ao novo projeto de governo para o Capão do Leão

“Faremos um governo democrático, aberto para o diálogo, voltado às necessidades e expectativas de toda comunidade. Sabemos que a situação em que a prefeitura se encontra não é fácil, as dificuldades existem e são muitas. Mas, assim como na campanha, ao lado do povo, de maneira franca, vamos somar esforços para enfrentar os desafios, promover as mudanças e a renovação que o Capão do Leão tanto precisa e quer ver acontecer.”

Assim, o prefeito eleito, Mauro Nolasco, deu início a sua fala na cerimônia de posse, na noite de domingo (1º), no Sindicado dos Municipários. A solenidade contou com o auditório lotado. Em diversos momentos, as mais de 600 pessoas, entre apoiadores, lideranças locais e autoridades aplaudiram o prefeito de forma entusiasmada, em reconhecimento a sua trajetória, conduta e comprometimento com o melhor para a comunidade. Nos discursos, prefeito e vice, reforçaram os compromissos assumidos, agradeceram a às famílias, aos que se somaram a campanha, bem como à toda comunidade leonense.

Durante a fala, Mauro ressaltou a importância do apoio da Câmara de Vereadores para que- independente dos interesses partidários- aprovem os projetos determinantes para impulsionar o desenvolvimento do município e consolidar a política do novo governo.

As mudanças prometidas pelo prefeito começaram a valer antes mesmo de sua posse. Durante a transição, Mauro Nolasco e a vice Gilciane Baldasari, realizaram diversas reuniões na busca de informações necessárias à construção do novo projeto de gestão. Na segunda-feira (02), o prefeito reuniu o secretariado, assessores e vereadores da base do governo para definir as primeiras ações. “O povo quis a renovação. Sabemos que são muitos os desafios, mas vamos estar unidos, com responsabilidade e dedicação. Diariamente, lutaremos por esse projeto coletivo, voltado a melhorias pra nossa comunidade. Seremos todos responsáveis pelos erros e acertos.”, destacou o prefeito, no início do encontro.

Entre os diferenciais do atual governo, cabe ressaltar a nomeação da primeira mulher a ocupar o cargo de administração do Bairro Jardim América. Mara Gislaine Vaz Porto, representa o governo na região do município que conta com aproximadamente 17 mil habitantes.

Primeiras ações

Desde o primeiro dia o grupo gestor vem desenvolvendo ações, acompanhadas pelo prefeito e vice. Segunda-feira, Mauro e Gilciane deram início a intensa agenda que começou com uma reunião com representantes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para averiguar possibilidades de financiamentos e resolver as pendências, visando verbas para realização dos projetos. Neste sentido, um dos desafios da atual gestão é administrar a situação do município junto ao Cadin – Cadastro Informativo Municipal, assim como no CAUC – Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

Ainda na Segunda-feira (02), o prefeito fez questão de acompanhar a primeira sessão representativa da Câmara Municipal.

No decorrer da semana ocorreram diversas reuniões, como exemplo a dos representantes da Corsan, para reforçar a necessidade de garantir o abastecimento de água no município.

Aconteceram também reuniões com representantes do Ministério da Integração, multirão de limpeza no Parque Fragata, visita aos trabalhadores lotados na Administração do bairro Jardim América, encontro com a Comissão da federalização da BR 392, para dar continuidade ao projeto que prevê reparos e qualificação da estrada, tais como as obras da rótula, da ciclovia, iluminação e colocação dos redutores de velocidade.
Na ocasião, o prefeito e a vice, também trataram de firmar uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas, a fim de dar um destino adequado aos animais soltos na via pública.

Ainda entre as prioridades das ações, está a qualificação do atendimento na área da saúde, infra-estrutura e educação que, como exemplo, na primeira semana de gestão, constituiu uma equipe de reparos para manutenção das escolas e encaminhou a posse de 13 diretores e vices das escolas municipais. Na área administrativa, Mauro destaca que a proposta é promover o diálogo com os servidores, assim como, nas finanças, rever gastos, custos, conter despesas e buscar recursos.

Além dessas ações, o governo está voltado para o pagamento do terço das férias e da folha em dia. Segundo o prefeito, “este será um governo facilitador, de orientação. Quando necessário agiremos com rigor na busca de soluções para os possíveis problemas”.

O grupo gestor:
. Secretário de Governo – Crístoni de Melo Costa
. Assessoria de Comunicação – Cristiane Magalhães
. Secretário Municipal de Administração – Igor Porto Vianna
. Secretário Municipal de Finanças – Jerri Rogério de Vasconcelos Madruga
. Diretor de Serviços de Arrecadação Tributário e Cadastro Imobiliário – Felipe Zanusso Medeiros
. Diretor de Compras – Hailton Jyan Kruger da Silva
. Secretário de Obras Urbanismo e Meio Ambiente – Cléder Martins Porto
. Administrador Adminstrativo do Bairro Jardim América – Mara Gislaine Vaz Porto
. Talita Marini Brondelli
. Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio – Claudionor Cardoso de Almeida
. Chefe de Serviço de Produção Agrícola – Luis Henrique Gomes Bandeira