Junta Militar de Capão do Leão dá início ao alistamento militar

Acontece no dia 10 de fevereiro, a partir das 7 horas da manhã, no salão da Paróquia de Santa Tecla, situada na avenida Narciso Silva nº 1490, zona centro, a seleção complementar do Exército Brasileiro de 2021.

Alistamento

A Junta Militar de Capão do Leão/078 da 8° CSM da 3° Região comunica aos jovens que completam 18 anos no decorrer de 2021, que já podem se alistarem ao exército brasileiro. O alistamento poderá ser presencial na junta de Serviço Militar ou online, através do site www.alistamento.eb.mil.br ou aplicativo do Exército Brasileiro, até 30 de junho. É necessário tanto para a apresentação presencial e/ou online, ter em posse os seguintes documentos; RG, CPF, certidão de nascimento, de casamento se for o caso, comprovante de residência (e uma foto 3×4, no caso de apresentação presencial).

Já aquele cidadão que serviu ao Exército Brasileiro e, por (5) cinco anos precisa cumprir com o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), também poderá fazê-lo de forma presencial ou via online. O presencial vai de 9 a 16 de dezembro em qualquer órgão militar (Junta Militar), portando o Certificado de Reservista e Documento de Identidade. Após esta data, ainda poderão ser realizadas apresentações, porém incorrerão em multa, conforme previsto na lei de serviço militar e seu regulamento.

O atendimento online vai de 1º de dezembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022 (datas que podem ser alteradas), pela página www.exarnet.eb.mil.br. No quinto e último ano a apresentação é obrigatória e precisa ser realizada presencialmente para regularização definitiva do cidadão reservista.

Foto: Rômulo Avencurt Henrique – Assessor Especial da Junta Militar de Capão do Leão.

Gerson Baldassari – Jornalista – DRT/RS – 11634