Insegurança no campo

002

 003      006

Os constantes assaltos sofridos por produtores rurais do município, a falta de veículos para os policiais militares desenvolver um serviço mais qualificado nas zonas urbana e rural no combate ao crime, foi fator determinante para que algumas autoridades municipais se deslocassem até o quartel do 4º BPM em Pelotas, na busca de soluções, visando coibir a ação dos criminosos que estão agindo em Capão do Leão.

A comitiva composta pelo prefeito Cláudio Vitória, vereador Valdecir Lima, Clóvis Victória, presidente do Sindicato Rural, Beto Sedrez, presidente do Comder, contou ainda, com a participação do presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Muller, tendo em vista que, nosso município-mãe, também sofre com a atuação de abigeatários constantemente.

O grupo foi recebido pelo Ten. Cel. Pithan, comandante da unidade militar, Major Vasconcelos, subcomandante e Capitã Caldeira, comandante da terceira companhia, responsável pelo pelotão sediado no município.

O presidente do Sindicato Rural leonense, Clovis Victoria, entregou ao Ten Cel. Pithan, um documento, onde reivindica a autoridade policial, o retorno da viatura leve, lotada no município e que foi prestar serviço em outra cidade. Destaca também a urgência na implantação da Patrulha Comunitária Rural, caráter permanente, visando inibir a ação dos abigeatários no meio rural.

O vereador Valdecir Lima em sua manifestação, disse que esta elaborando uma lei que cria o fundo municipal de apoio a Brigada Militar, onde recursos financeiros serão captados e canalizados para uso dos órgãos de segurança pública.

Na condição de presidente do Comder, Beto Sedrez, externou sua preocupação com relação ao fato de perceber em muitos produtores a falta de estimulo para permanecer na zona rural, diante do quadro de insegurança que se verifica na região. O chefe do executivo leonense, destacou a importância da ida ate Porto Alegre de um grupo de lideranças do município para um encontro com o Secretario Estadual da Segurança, na tentativa de se buscar soluções para este grave problema enfrentado por nossa comunidade. A proposição foi acatada pelos presentes e será agendada uma audiência com o secretario nos próximos dias.

Após a manifestação de todos os integrantes da comitiva, o comandante Pithan, assumiu o compromisso de que em uma semana o veículo citado estará de volta ao Capão do Leão, comprometeu-se em intensificar ações imediatas no combate ao crime no município. Encerrando sua fala, solicitou que se busque a colaboração e integração da Policia Civil e Policia Rodoviária Federal para se unirem nessa luta constante de combate aos criminosos que agem na região.