II Seminário de Educação Fiscal – evento encerra com sucesso a discussão em torno do tema

O II Seminário de Educação Fiscal, realizado pela Prefeitura de Capão do Leão, por meio da Secretaria de Finanças, atingiu com sucesso o objetivo de promover a discussão sobre tributos e a aplicação dos recursos públicos.
 Durante a tarde de terça-feira (19), mais de 100 participantes, acompanharam o evento, realizado no auditório da Embrapa Clima Temperado. A ampla participação  dos diretores de Escolas e representantes de diversos municípios da região confirmaram a importância de se debater o tema.
 Na atividade, as apresentações demonstraram o quanto os recursos podem ser utilizados como instrumento para possibilitar mudanças e reduzir desigualdades sociais.

O II Seminário de Educação Fiscal contou com a colaboração da Embrapa, da Receita Federal, Estadual, da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios Ltda, Danby Cosulati.
  A solenidade de abertura foi realizada pela prefeita em exercício, Gilciane Baldassari, o presidente da Câmara de Vereadores Francisco da Silveira, vereador Chiquinho, com a presença do  representante da Embrapa Clima Temperado, Sergio Renan, dos Secretários de Finanças, Jerri Madruga, e de Educação, Cultura e Desporto, Gustavo Domingues. Além dos palestrantes: João Vitória, Auditor-Fiscal da Receita Estadual  e delegado adjunto da 6° Delegacia Regional do Estado; de Lisiane Protzen, Fiscal Tributária e Integrante do Grupo de Educação Fiscal do Município de Chuvisca; de Paulo Roberto da Silva, Presidente do Grupo de Educação Fiscal de Capão do Leão e de Jociele Vieira, fiscal de tributos da Prefeitura e secretária do GEFIM. Também participaram do encontro os Secretários de Governo Cristoni Costa, de Administração, Igor Vianna, o procurador Habner  Nörnberg e o vereador César Domingues.
  O Diretor do Departamento de Cultura e Desporto, Éverson Maré, realizou a apresentação artística e a execução dos hinos.
  A programação incluiu as palestras: Tributação e Cidadania; Educação Fiscal: Moldando uma Sociedade em busca do Exercício Pleno da Cidadania e Nota Fiscal Gaúcha.
  Por fim, o evento atingiu o objetivo de apresentar ações voltadas ao esclarecimento sobre o quanto a comunidade pode e deve acompanhar a função social do tributo, como forma de redistribuição da renda e elemento de justiça social.