Formação continuada: “A educação pública em tempos de pandemia”

ATENÇÃO! A Prefeitura (SMECD), em parceria com a Faculdade de Educação/UFPel, dá continuidade a formação continuada para as professoras e professores da rede pública do Município.

A proposta de uma ação específica intitulada “A educação pública em tempos de pandemia” está voltada para as professoras da rede do ciclo de alfabetização.

⚠️O período de inscrição vai até esta quinta-feira, às 18h!

📍Para se inscrever é só preencher o link:

📌Confira todas as informações sobre a nova ação de extensão da UFPel, no Capão do Leão:

Equipe da FaE/UFPel
Profª Gilceane Caetano Porto (coordenadora)
Profª Eugênia Antunes Dias
Prof Mauro Augusto Burkert Del Pino
Profª Simone Gonçalves Da Silva
Mestranda Giovanna Allegretti
Bolsista de Extensão Manoela Escouto Soares

📍Período da Ação:
22 de junho a 26 de setembro de 2020
Carga horária total: 112h
Turno de encontro:
Terça-feira pela manhã (9h)

Resumo:
Trata-se de uma parceria entre a FaE-UFPel e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) do Capão do Leão, no sentido de aprofundar reflexões sobre práticas educativas e sociais para a escola pública em tempos de pandemia.

Relevância para a sociedade:
Reflexão sobre práticas educativas e sociais para a escola pública em tempos de pandemia.

Objetivos específicos:
. Discutir a educação pública municipal em tempos de pandemia;
. Conhecer a realidade vivenciada por estudantes e professoras em tempos de isolamento social;
. Contribuir com a gestão municipal na reflexão e compreensão do atual momento escolar.

📍Principais atividades a serem realizadas:
– Realizar um estado do conhecimento sobre a educação em tempos de pandemia;
– Verificar as atividades desenvolvidas pelas professoras da rede em tempos de isolamento social;
– Dialogar com a gestão municipal sobre os desafios da educação pública em tempos de isolamento por decorrência da pandemia COVID-19.

🖥Espaços virtuais e ferramentas utilizadas:
Encontros virtuais através de plataforma de web conferência.

👩‍🏫👨‍🏫Metodologia:
As atividades serão realizadas com o uso de plataformas digitais. Serão realizadas atividades síncronas e assíncronas. As atividades síncronas serão desenvolvidas por meio de diálogos e apresentações on-line, em sala de webconferência. As atividades assíncronas serão realizadas por intermédio das atividades de estudo, de orientação e de preparação das apresentações.

Serão estudados e discutidos textos sobre o atual momento da educação pública, que serão analisados a partir de abordagem qualitativa que, conforme Bogdan e Biklen (1994), busca retratar a perspectiva dos participantes por meio de dados descritivos coletados através do contato direto da pesquisadora e do pesquisador com o ambiente natural e a situação investigada.

Também serão realizados diálogos com as professoras visando identificar as atividades desenvolvidas em tempos de isolamento social. O registro dos diálogos será feito em formulário específico.

Os dados coletados através dos documentos serão descritos, categorizados, contextualizados e analisados dentro da perspectiva metodológica de análise de conteúdo. A análise dos dados seguirá as seguintes etapas: organização da análise; exploração do material; e o tratamento dos resultados (BARDIN, 1977).

Curso de Pedagogia: 15
Pós-Graduação: 5
Rede Municipal do Capão do Leão: 50

📝Inscrição:
Preencher o formulário on line que pode ser acessado no link:https://docs.google.com/…/1FAIpQLSf-V9GvZUgfs4_wSQ…/viewform

E-mail para contato:
educacaopublicacl@gmail.com