Educação prossegue a entrega de kits de hortifrútis

Em tempo de pandemia, aulas em ambiente remoto, atendendo recomendações legais e cronograma elaborado com vistas ao melhor atendimento do seu público alvo, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) deu prosseguimento nesta terça-feira(14) à entrega dos kits contendo alimentos destinados aos alunos da rede municipal. E de acordo com o cronograma definido e já anunciado, esta é a vez dos kits de hortifrutigranjeiros, da agricultura familiar.
O setor de nutrição da SMECD informa que as entregas ocorrem bimestralmente, sendo os alimentos divididos em perecíveis e não perecíveis. A entrega iniciada nesta terça-feira corresponde aos perecíveis, os quais contêm Abóbora, banana, batata, beterraba, cebola, Cenoura, couve, laranja e Maçã. A próxima, prevista para outubro, será de alimentos não perecíveis, com achocolatado, açúcar, arroz, biscoito salgado, biscoito doce, feijão preto, leite em Pó, lentilha e massa.

Em março foram entregues cerca de 18 mil quilos de alimentos para mais de 2.400 alunos; maio, em torno de 23 mil quilos, para cerca de três mil alunos, e julho, aproximadamente 22 mil quilos, igualmente para algo em torno de três mil alunos.

CALENDÁRIO
As entregas de setembro, já com produtos da agricultura familiar, se iniciaram pelas Escolas Barão de Arroio Grande, Darcy Ribeiro, Margarida Gastal, Bordalo de Pinho e Alaíde Victória. As próximas, dia 22 deste mês, serão Barão de Santo Ângelo, Parque Fragata e Luiz Raphael e Bem Me Quer. Depois, dia 29, Elberto Madruga, Elmar Costa, Álvaro Berchon e Girassol.

ADAPTAÇÃO
A SMECD salienta que segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, alimentação escolar é todo alimento oferecido no ambiente escolar, durante o período letivo e que o cálculo dos kits foi usando por base o cardápio que é oferecido nas escolas e a quantidade de alimento consumida pelos alunos no período em que estão na escola, ou seja, na educação infantil são duas refeições diárias, na fundamental, uma refeição.