EDUCAÇÃO – Dicas e sugestões em tempos de Covid, jogo ˝Viva os Objetivos˝.

Encerrando a semana a dica da Secretaria de Educação é o jogo ˝Viva os Objetivos˝.

Um game de tabuleiro, muito divertido, que explica como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) impactam em nossas vidas e como podemos aplicá-los. Uma maneira de aprender mais sobre os ODSs, brincar e ampliar os conhecimentos.

A atividade é online e foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alun@s de 8 a 10 anos.

Todas as instruções estão disponíveis no link:

Aqui também compartilhamos um breve histórico do Projeto EcoViver. A proposta há três anos é desenvolvida no município, pela Ecosul com a Prefeitura – SMECD, e cada vez mais encanta e envolve alun@s, professores, colaboradores, pais e a comunidade!

ECOVIVER
O Projeto EcoViver mobiliza a comunidade escolar em torno da conscientização sobre questões como o meio ambiente e a preservação.

No Projeto EcoViver os trabalhos dos alunos são apresentados e compartilhados com toda a comunidade em mostras artísticas nas escolas e nas cidades onde é realizado.

São momentos em que os alunos brilham no palco e revelam toda a criatividade aplicada em roteiros, figurinos, cenários, encenações e registros, que contam a história do processo que viveram ao longo do ano.

A mostra final, simboliza a dedicação de todas as escolas participantes do município, democratizando o acesso à cultura e promovendo a valorização do patrimônio histórico-cultural local. O evento, também aberto ao público, marca o encerramento do projeto em cada cidade.

Criado em 2006 com o objetivo de sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de um novo olhar sobre o território onde vivem. A cada edição (anual) o EcoViver promove atividades de formação, reuniões e mostras artísticas, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento.

Envolve os professores e alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e 1º a 3º do Ensino Médio.Os(as) professores(as) participam de workshops de formação em que são instruídos(as) a adotar uma postura de mediadores(as) de seu grupo de alunos(as), despertando neles(nelas) o papel de protagonistas da jornada.

Juntos(as) desenvolvem o projeto e realizam pesquisas teóricas e práticas, investigando a realidade local, contando com a parceria e o apoio de funcionários(as) da própria escola, pais e mães ou comerciantes do bairro.

Este projeto já está em seu terceiro ano em nosso município e a cada edição as apresentações se tornam mais lindas, envolventes e criativas!