Dia Mundial da Água

Água, meio ambiente, preservação: três palavras que definem o dia 22 de março.

Atualmente, estima-se que 3,6 bilhões de pessoas – quase metade da população mundial – vivem em áreas que apresentam uma potencial escassez de água por pelo menos um mês ao ano.

Em Brasília, durante o Fórum Mundial, nesta quinta-feira (22), no Dia Mundial da Água, foram apresentados dados que mostram que 1 em cada 6 cidades do país enfrentam problemas com a escassez de água.

O levantamento se refere aos municípios, como o Capão do Leão, que tiveram situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal nos últimos 180 dias.

Esta é a oitava edição do Fórum Mundial da Água, realizado a cada três anos em um país diferente. A primeira edição ocorreu em 1997, em Marrakesh, no Marrocos, e a última em 2015, em Daegu, na Coreia do Sul.

O encontro deste ano trouxe como tema “Compartilhando Água”. O objetivo, segundo os organizadores, é estabelecer compromissos políticos e incentivar o uso racional, a conservação, a proteção, o planejamento e a gestão da água em todos os setores da sociedade.

No Capão do Leão existe um programa voltado para a redução do consumo de água nas escolas municipais. Lançado na Semana do Meio Ambiente de 2017, as escolas vencedoras serão as que conseguirem reduzir o consumo ao longo do ano. A premiação ocorrerá no mesmo período, em junho de 2018.