Consulta Popular Municipal define três programas em audiência pública

consulta-popular1

consulta-popular

Foi realizada no dia 31, ás 14 horas, no salão I do Sindicato dos Municipários de Capão do Leão Assembleia Pública Municipal da Consulta Popular que contou com as presenças de autoridades do município e representantes de entidades locais e da região. Três propostas foram eleitas; duas na área da Agricultura e uma na área da Cultura. Em primeiro lugar correção, recuperação e manutenção do solo. Em segundo lugar programa conexão – rede intermunicipal de cultura. Em terceiro lugar apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.

As propostas escolhidas serão encaminhadas ao Conselho de Desenvolvimento da Região Sul (Corede-Sul) que se juntará ás 28 regiões do Estado no Fórum Regional da Consulta Popular onde serão escolhidos 10 programas que vão compor a cédula de votação. Já nos dia 5, 6 e 7 de julho acontece a Consulta Popular via Internet, e em agosto, após a eleição dos programas entra na fase de elaboração dos projetos.

Ás 28 regiões do Estado terá orçamento de R$ 3.540.927,57 – deste montante, serão divididos entre os municípios que tiverem mais votação no projeto. O primeiro mais votado será contemplado com 35%. O segundo mais votado 25%. Já o terceiro e o quarto mais votado ficam com 20%. Portanto, os eleitores de Capão do Leão devem ficar atentos aos cálculos. Atualmente Capão do Leão possui 19.565 eleitores, para ser contemplado, nesta fase da Consulta Popular é necessário que nos dias 5, 6 e 7 de julho, 5% da população votem pela internet e atinja 978 votos. Caso a meta não seja atingida o município fica inviabilizado de participar da próxima fase do processo da Consulta Popular.

Gerson Baldassari –  Jornalista – DRT/RS – 11634