Cidadania em horta comunitária e urbana

A primeira semente está plantada: nos próximos dias o espaço vai começar a ganhar novo visual e utilização, social-comunitária. É na área na qual está localizada a Associação Família pela Vida (AFAVI), no bairro Jardim América: o local de cerca de um quarto de hectare vai receber uma horta comunitária com fins específicos de auxiliar socialmente as famílias cadastradas em programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social(SMCAS) via Centro de Referência e Assistência Social(CRAS).

Em princípio, a proposta que se chamará Hortas Comunitárias Urbanas, e que também se estenderá a outras regiões do município, contará com suporte e participação da SMCAS, Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio(SMAIC), AFAVI, Emater e UFPel. O espaço receberá o plantio de hortaliças em geral, além de frutas diversas.

As entidades envolvidas ficarão responsáveis pela estruturação do espaço e apoio às suas ações necessidades. A ideia é também envolver no projeto os membros das famílias que dele serão beneficiadas, num formato de inclusão e cidadania.

Nesta quinta-feira(4) houve visitação do local por representantes da entidades que se envolverão no projeto. Nos próximos dias mais “sementes” ganharão vida de fato no espaço.