Chama Crioula é acesa em cerimônia no altar da Pátria, na praça João Gomes

Uma das mais importantes tradições gaúchas foi realizada nesta quinta, 16 de setembro, no centro de Capão do Leão. Após gerar a chama na Estância São José, Jader Goulart, diretor campeiro da 26ª região, conduziu a centelha da chama crioula acompanhado dos Cavalarianos até onde foram recebidos por autoridades municipais e tradicionalistas, na Praça João Gomes.
Todos os anos, isto marca o início das atividades da Semana Farroupilha no Estado, que se estendem até o dia 20 de setembro, mas neste ano as celebrações com desfiles e festas precisarão esperar, por conta da pandemia.

Estiveram presentes Marcio Adir Soares Corrêa, Coord. da 26 Região Tradicionalista
Carlos Souza Goncalves, Patrono da semana farroupilha 2021, Wilson Oliveira
Conselheiro do MTG, Mara Tavares CTG Tropeiros do Sul, Izilda dos Santos furtado
do CTG Sentinelas do pampa e João Francisco Lopes do CTG Herança Campeira, além do Presidente da Câmara Municipal, Renato Miranda e da vereadora Fernanda Ribeiro e do vereador Valentim.
A extinção da Chama em Capão do Leão ocorrerá na segunda-feira (20) às 17h.