Caps Casa Vida inserida na Luta Antimanicomial

DSC_0008

O Centro de Apoio Psicossocial (Caps) Casa Vida de Capão do Leão programou para esta semana uma série de ações que marcam a Luta Antimanicomial, celebrada na quarta-feira (18), em todo o País.

Na segunda-feira, dia 16, está programada uma panfletagem na avenida Narciso Silva. Na terça-feira, (17), às 9 horas, haverá reunião da Rede Intersetorial de Saúde, no prédio anexo I, na sede dos Sindicatos dos Municipários de Capão do Leão. Já na quarta-feira, estão programada diversas atividades em frente ao prédio do Caps, com a participação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

De acordo com a Coordenadora do Caps Casa Vida, Nuria Avila Fonseca, a luta Antimanicomial se caracteriza pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta esta o combate à idéia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, concepção baseada apenas no preconceito que cercam a doença mental.

“Esta luta faz lembrar que todo cidadão tem o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito de receber cuidado e tratamento em liberdade. Entretanto, tratar sim, trancar nãoO”, disse Fonseca.

Aproximadamente, 170 pacientes recebem atendimento assistencial, e participam de diversos projetos de inclusão social. Há, também, uma interação social entre outros Caps da região. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (53) 32751039, pela manhã.

Gerson Baldassari – Jornalista – DRT/RS – 11634