Prefeitura realiza a 1ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável do Município

A 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável superou as expectativas, atingindo o objetivo de estabelecer as diretrizes e definir as prioridades – de forma participativa – para a construção do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável de Capão do Leão.

O evento realizado pela Prefeitura, com o apoio da Emater, Embrapa, UCPel, Sebrae, Fundação Centro de Agronegócios e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER), reuniu mais de 60 participantes, entre produtores e agricultores familiares, em torno dos eixos temáticos: Agricultura Familiar, Desenvolvimento Regional, Extensão Rural, O Papel da Mulher na Agricultura, Sucessão Rural, Desenvolvimento Rural e Tecnologias Sustentáveis, Agronegócio e Mercado, Políticas Públicas para o Desenvolvimento Rural e Turismo Rural.

As propostas apresentadas foram elaboradas a partir de encontros preparatórios, realizados ao longo do mês de junho, nas comunidades rurais do Município.

Na abertura da Conferência, que ocorreu nesta quarta-feira (25), no CTG Tropeiros do Sul, o prefeito Mauro Nolasco ressaltou a importância e o compromisso com o projeto de governo de promover o desenvolvimento de forma sustentável, com a valorização da agricultura, da produção rural, das pessoas e do meio ambiente.

Além do prefeito, da vice, Gilciane Baldassari, do Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Claudionor de Almeida, e do presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão, José Roberto Sedrez, participaram da mesa de abertura e palestraram durante o evento o chefe geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pillon, o gerente adjunto da Emater, Ronaldo Maciel, o supervisor regional da Emater, Edgar Noremberg, e o representante da Fundação Centro de Agronegócio, Alexandre Barum.

Durante a tarde, a gestora de Projetos de Turismo e Desenvolvimento Regional do SEBRAE, na Regional Sul, Jussara Argoud, realizou a apresentação sobre turismo rural.

Após, o secretário Claudionor de Almeida e Edgar Noremberg, da Emater, conduziram as discussões sobre demandas e alternativas.

Os encaminhamentos serão levados ao COMDER, antes de serem novamente apresentados às comunidades rurais para a finalização do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Capão do Leão.