AÇÃO – Mais de 113 mil refeições entregues aos alunos do Município

Com o objetivo de garantir o acesso a alimentação fornecida aos alunos da rede municipal a Prefeitura de Capão do Leão, desde o início da pandemia, entrega marmitas nas residências dos estudantes.
A iniciativa visa preservar a população e assegurar que a alimentação de qualidade não falte na mesa de quem, diariamente, conta com a refeição oferecida nas Escolas. Há mais de 80 dias são distribuídas, no almoço, em torno de 1.400 marmitas.
O cardápio, elaborado por uma nutricionista, é diverso e rico em nutrientes. Entre os itens estão arroz, feijão, lentilha, massa e hortaliças, como pimentão, cebola, tomate, alho, abóbora, além de carnes e frutas.
A equipe, com cerca de 90 pessoas, é composta por merendeiras, serventes e entregadores. As atividades iniciam, de segunda a sexta-feira,  às 6h30 com a chegada dos servidores que preparam as refeições e encerram em torno de 13h30, com as entregas.
Os locais definidos para a produção são as Escolas Prof. Elmar da Silva Costa, Barão de Santo Ângelo, Com. Parque Fragata e Sen. Darcy Ribeiro.
Segundo o supervisor, André Burgeño, “entregar a merenda escolar, na casa das crianças e adultos (pois tem os alunos do EJA), demostra a preocupação com os alunos. Apesar de não haver aulas foi feito um grande esforço para manter a refeição, que para muitos é a principal do dia. Sinto-me privilegiado por estar a frente setor e poder contribuir de alguma forma”, declara.
Liane dos Santos Ledebuhr, 36 anos, mãe de cinco crianças, moradora do bairro Parque Fragata, disse que a ação contribui muito nesse momento de ainda mais dificuldades.  “Pra mim que sou mãe solteira e crio meus filhos sozinha, receber as marmitas é a garantia de q eles vão se alimentar bem. Essa atitude, de atender quem é mais carente, faz muita diferença na vida de quem precisa”.
De acordo com o prefeito, Mauro Nolasco, “em muitos casos, as pessoas não tem sequer um botijão de gás para fazer a comida. Com a entrega das marmitas garantimos aos alunos uma boa alimentação, com todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento”.
Ainda sem definição sobre a retomada do calendário escolar, a Prefeitura informa que manterá a distribuição a todos estudantes que aceitaram receber as marmitas nas residências.