3º Coordenadoria de Saúde do Estado e Município intensificam combate ao mosquito causador da Dengue

DSC_0065

Capão do Leão fez parte do roteiro que engloba os 22 municípios da zona sul, contemplados pela 3º Coordenadoria de Saúde do Estado com objetivo de implantar ações para prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.

O encontro aconteceu no dia 19 de fevereiro, nas dependências do Sindicato dos Municipários de Capão do Leão. Estiveram presentes a secretária de Saúde Rosa Beatriz Pinto, juntamente com a equipe administrativa da Saúde, além de representantes da Vigilância Sanitária Municipal, Câmara de Vereadores e da 3º Coordenadoria de Saúde do Estado.

DSC_0070

De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal no município de Capão do Leão a larva do mosquito da dengue nunca foi encontrada, mas isto não significa que os órgãos de saúde não devam permanecer atentos. “Decidimos em reunião com o Prefeito Claudio Victória que utilizaremos 20 funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SMEC), em turno inverso, e daremos o início ás visitas nas casas. Nosso objetivo é atingir 100% das residências visitadas, e repeti-las dentro de 30 dias”, aponta Marcio Soares, um dos técnicos da Vigilância Sanitária Municipal.

Com esta medida Capão do Leão cumprirá as normativas do governo federal. Outra medida que será adotada pelo município, após aprovação pela Câmara de Vereadores, será a contratação emergencial de seis agentes municipais de endemias que voltarão a fazer visitas nas residências levando informações mais detalhadas á população, e inclusive, realizarão a fiscalização em órgãos públicos. “Pretendemos manter essa fiscalização durante todo o ano, até chegarmos ao próximo verão”, concluiu Soares.

A Vigilância Sanitária mantêm armadilhas espalhadas pelo município em 80 pontos, com vistoria semanal. Todas as ações de combate a dengue deverão iniciar na segunda-feira (29). Além de técnicos, diretores e assessores da Secretaria de Saúde, também participaram o agente de Endemias, Enilton Mendonça; a bióloga, Jaqueline Silva; o coordenador Adjunto da 3º Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Gabriel Andina; o Coordenador Regional da Embrapa de combate ao mosquito e presidente Municipal do Conselho de Saúde, Mauro Nolasco. A Câmara de Vereadores foi representada pela presidente, Nazi Medeiros. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3275-1182.