Apresentação das peças de teatro criadas e produzidas no Projeto EcoViver 2019

“A arte de viver e transformar o meio”. 1
Foi assim, com muita criatividade, alegria e consciência que os alunos das Escolas Municipais Álvaro Berchon, Barão de Arroio Grande, Comunitária Parque Fragata, Profª Delfina Bordalo de Pinho e Elmar da Silva Costa, apresentaram as peças de teatro criadas e produzidas no Projeto EcoViver 2019.

Mesmo na tarde de forte chuva, o evento reuniu professores, alunos, coordenadores e a comunidade para prestigiar os trabalhos desenvolvidos. O prefeito Mauro Nolasco, ao lado da vice e secretária de Educação, Gilciane Baldassari, acompanhou a Mostra e ressaltou a importância do Projeto que mobiliza a comunidade escolar em torno da conscientização sobre questões como o meio ambiente e a preservação.

Junto a equipe da SMECD, representada pelas coordenadoras, Ana Lucia Soares e Adriana Bandeira, o prefeito e a vice agradeceram aos alunos, professores, diretoras e a coordenadora pedagógica do Projeto na região, Leandra Tilmann. A parceria com a Prefeitura oportuniza que o Capão do Leão esteja incluído na proposta que também abrange escolas de Pelotas, Jaguarão e Rio Grande.

No Projeto EcoViver os trabalhos dos alunos são apresentados e compartilhados com toda a comunidade em mostras artísticas nas escolas e nas cidades onde o projeto é realizado. Nestes momentos os alunos brilham no palco e revelam toda a criatividade aplicada em roteiros, figurinos, cenários, encenações e registros, que contam a história do processo que viveram ao longo do ano.

A mostra final, simboliza a dedicação de todas as escolas participantes do município, democratizando o acesso à cultura e promovendo a valorização do patrimônio histórico-cultural local. O evento, também aberto ao público, marca o encerramento do projeto em cada cidade.

Criado em 2006 com o objetivo de sensibilizar professores e alunos de escolas públicas para o desenvolvimento de um novo olhar sobre o território onde vivem. A cada edição anual, o EcoViver promove atividades de formação, reuniões e mostras artísticas, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento.

Envolve professores, alunos e comunidade de escolas dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo; é viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cidadania e patrocinado pelo Grupo Eco