Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Capão do Leão, através da Vigilância em Saúde, visa prestar os devidos esclarecimentos à comunidade sobre o histórico de saúde que ocasionou o óbito da criança, diagnosticada com o vírus H1N1.

Diante do fato, divulgado na imprensa regional na quarta-feira (3), a Secretaria de Saúde informa que o paciente recebeu o atendimento necessário conforme consta no Protocolo do Ministério da Saúde. Ressaltando que, desde o nascimento, o menino esteve internado em hospitais da rede pública devido ao histórico de uma comorbidade cardíaca. O quadro de fragilidade foi favorável para o contágio da criança com o vírus da gripe que, no ambiente, atinge organismos mais debilitados, com baixa imunidade.

No município, as intensas campanhas de vacinação contra a gripe, coordenadas pela Secretaria de Saúde, destacam a importância das ações preventivas, principalmente nos grupos prioritários que incluem crianças, idosos e gestantes.

Neste sentido, reiteramos que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mantém o atendimento à população, disponibilizando vacinas até que se esgotem as doses.

Por fim, ainda se tratando do ocorrido, o secretário de Saúde, Wolke Rodrigues, lamenta profundamente o fato e informa que entrou em contato com a família, colocando-se à disposição para que tenham o acompanhamento necessário neste momento de pesar.

A Secretaria de Saúde segue à disposição para esclarecer qualquer dúvida.