Departamento de Meio Ambiente realiza atividades nas escolas

A educação ambiental é um exercício de cidadania! Para tratar do tema o Departamento de Meio ambiente realizou diversas atividades educativas e de conscientização junto aos alunos da rede municipal de ensino. De forma divertida e educativa foi abordada a preservação do meio ambiente, com destaque para a flora, fauna, reciclagem e os recursos hídricos. A programação contou com palestras, dinâmicas de grupo e teatro de fantoches.

As ações foram desenvolvidas ao longo do mês de junho, indo além da data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades, em parceria com as escolas municipais, contou com o apoio da equipe do Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre -NURFS e do Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade NEPERS, da UFPEL, e da equipe da empresa BIOQUIM.

Confira o resumo das ações:
O Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre NURFS/CETAS – UFPEL abordou a preservação da Fauna Silvestre. Na oportunidade, as Escolas Profª Margarida Gastal e Pref. Elberto Madruga foram contempladas com palestras e dinâmicas envolvendo os alunos na diferenciação de animais exóticos, silvestres e domésticos.

Também foram desenvolvidas pelo NEPERS/UFPEL, atividades sobre poluição dos recursos hídricos e resíduos sólidos na escola Sen. Darcy Ribeiro. Através de palestras e um teatro com fantoches, foi abordado a importância de separar os resíduos e conservar os recursos hídricos.
Após a palestra, a aluna Andriele, de 10 anos, declarou: “Aprendi a separar o lixo, porque se ele não for colocado no lugar certo, pode parar nos rios e acabar matando os animais que moram ali”.

O estudante Eric, de 9 anos, disse: “Hoje eu aprendi que não podemos jogar o lixo fora de qualquer jeito, porque pode causar enchente e alagar a nossa casa.”

Na Escola Sen. Darcy Ribero os alunos assistiram ao teatro de fantoches, apresentado pelo NEPERS/UFPEL, que abordou os recursos hídricos e resíduos sólidos.

A escola Barão de Santo Ângelo foi contemplada com palestra e práticas de gerenciamento de resíduos sólidos ministrados pela empresa BIOQUIM. Na oportunidade, foi discutido sobre o uso excessivo dos recursos naturais no mundo, bem como, foram apresentadas de forma didática as etapas do tratamento da água, e meios de reutilização de materiais recicláveis.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2339195099499865&id=1231205800298806