Prefeitura realizou o III Seminário Regional de Educação Fiscal.

Com a proposta de aproximar o cidadão e despertar o interesse pelo controle dos gastos públicos e pela transparência da aplicação dos recursos a Prefeitura realizou o III Seminário Regional de Educação Fiscal.

Ao longo da terça-feira (4) o evento, coordenado pelas Secretarias de Finanças e de Educação, Cultura e Desporto, reuniu na sede do Sindicato dos Municipários mais de 300 participantes que acompanharam a programação voltada à discussão sobre assuntos relacionados à educação fiscal e cidadania, como a função social do tributo e seu impacto nas políticas públicas.

Na abertura, o prefeito Mauro Nolasco destacou a importância da educação fiscal e a conscientização de quanto os impostos dão retornos aos municípios. “É fundamental contribuir com a troca de experiências e a transferência de conhecimentos sobre os impostos e sua aplicação. Só com informação podemos ter a dimensão do quanto os tributos são fundamentais para a gestão dos recursos públicos”, disse.

Na oportunidade, a vice-prefeita e Secretária de Educação, Gilciane Baldassari, ressaltou ao público (grande parte formado por professores) o quanto a educação fiscal está ligada ao exercício da cidadania e que, por exemplo, ensinar às crianças que o simples fato de solicitar a nota a cada compra já é um ato que pode transformar o futuro.

Também participaram da cerimônia o Secretário de Finanças, Jerri Madruga, do presidente do Sindicato dos Municipários, Marcos Rodrigues, do Presidente do Gefim – Grupo de Educação Fiscal do Município, Paulo Roberto Ávila da Silva e o palestrante convidado, Randal Guimarães, auditor fiscal da Receita Estadual, que apresentou boas práticas de educação fiscal e os Programas de Integração Tributária (PIT) e Nota Fiscal Gaúcha.

A programação incluiu a participação da representante da Educação Fiscal da Receita Federal de Pelotas, Mara Colomby, e do membro da Comissão de Responsabilidade do Estado, Luiz Roberto Ávila, que abordaram a destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

Na retomada das atividades, à tarde, o público pode prestigiar as apresentações artísticas do coordenador do Projeto Estação Cultura, professor Alcy Vieira Jr, e das alunas do grupo de Dança da Escola Prof. Margarida Gastal.

O evento – coordenado pela Fiscalização Tributária da Secretaria Municipal de Finanças – contou com o apoio e colaboração da Receita Federal, Estadual , do Banrisul, Álamo Certificação Digital, Biscoitos Zezé e Via Arte Sinalização Viária.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2282995051786537&id=1231205800298806