Saúde e democracia – Prefeitura realiza 7ª Conferência da Saúde

A 7ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pela Prefeitura, Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde reuniu cerca de 150 pessoas ao longo da sexta-feira em torno do tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Na abertura do evento o prefeito Mauro Nolasco, o Secretário de Saúde, Wolke Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Idoso, Isabel Chagas, o vereador Fabrício Freitas, representando a Câmara Municipal, e os palestrantes convidados, Luis Guilherme Belletti e André Azevedo dos Santos, ressaltaram a importância do encontro. Fundamental para promover a discussão sobre políticas púbicas voltadas à saúde e questões relevantes como as medidas tomadas recentemente pelo Governo Federal, que comprometem o atendimento à população, tais como cortes de recursos para as farmácias básicas e o programa mais médicos.

A Conferência Municipal reuniu, no CTG Herança Campeira, representantes de vários segmentos sociais. Coletivamente foram definidas as propostas que serão enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como os delegados que representarão Capão do Leão no processo que será finalizado na 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), agendada para 4 e 7 de agosto, em Brasília.

Vale destacar que o SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2187529657999744&id=1231205800298806