14ª Festa do Agricultor é sucesso– presença de visitantes e das comunidades dobrou em relação a edição anterior

Domingo foi dia de comemorar a realização da 14ª Festa do Agricultor.
O evento reuniu mais de duas mil pessoas, entre visitantes e moradores das comunidades rurais do Município.

Realizada pela Prefeitura de Capão do Leão – por meio da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio – com o apoio das comunidades rurais, do Comder, Sindicato Rural, Emater e Embrapa, a Festa do Agricultor promoveu a produção rural com toda a sua riqueza e abrangência.

Além de um dia de comemoração, a Festa oportunizou e a troca de experiências, à valorização da gastronomia, da agricultura familiar e do produtor local.
A edição deste ano foi ampliada, com mais participação, colaboração e estrutura.

Participaram do ato de abertura, ao lado do prefeito Mauro Nolasco, da vice, Gilciane Baldassari e do Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Claudionor de Almeida, o senhor Gilnei Vasconcelos, secretário da Comunidade Sítio Vasconcelos; o presidente do Sindicato Rural de Capão do Leão e do Conselho de Desenvolvimento Rural, José Roberto Sedrez; representando a Câmara Municipal os vereadores David Martins e Glei Rodales e, em nome do escritório municipal da Emater, Edenilson de Oliveira. Também prestigiaram a solenidade a historiadora do Patrimônio Imaterial do IPHAN, Beatriz Muniz Freire, o chefe-geral eventual da Embrapa Clima Temperado, José Dias Vianna Filho.

Na sua fala o prefeito ressaltou que a Festa é resultado de um projeto de Governo que reconhece a importância de valorizar a produção rural. E, sintetizando a fala dos demais, declarou:“Festejamos, nos unimos e cumprimos com o objetivo de mostrar para a sociedade que a agricultura é um grande suporte para alavancar o desenvolvimento do país. Esta é uma luta permanente. A Festa do Agricultor é uma conquista da qual não podemos abrir mão e devemos, cada vez mais, contribuir para ampliar”, concluiu.

Entre as atrações, exposições de artesanato, produtos locais e a apresentação dos grupos juvenil e mirim, Alma Campeira, da Escola Prof. Delfina Bordalo de Pinho.

Um dos momentos de destaque na programação foi a entrega da Certidão de Registro das Tradições Doceiras a dez doceiras do Município. A iniciativa da Prefeitura em parceria com o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) visa fomentar a cultura e produção local, a partir do reconhecimento dos doces tradicionais como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Ao longo do dia também ocorreu a 1ª etapa festiva do Cross Country Amador de Capão do Leão. A premiação aos vencedores, da 1º a 10ª posição – nas categorias 200 cilindradas, estreantes, nacional e força livre – foi entregue no palco da Festa pelo prefeito, vice, Secretário da SMAIC e pelos organizadores da competição, membros do Grupo Haraganos da Trilha.

A 14ª Festa do Agricultor chegou ao fim com pedidos de “quero mais”. O grupo Hawai Show Band encerrou o evento tocando e animando o público até a noite.

Vale ressaltar que a Festividade, promovida pelo Prefeitura Municipal, não era realizada desde 2012 e foi retomada no ano passado.