Secretaria de Educação de Capão do Leão participa de encontro em Canoas

SUÉLEN CARDASO - CURSO

A Secretaria Municipal de Educação de Capão do Leão participou do I Encontro Nacional de Treinamento de Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa que aconteceu entre os dias 6 e 10 de junho no Colégio Maria Auxiliadora, em Canos. O evento teve como objetivo o desenvolvimento de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa (CAC), através dos intercâmbios com estes Institutos e a formação de professores que atuam nas escolas/comunidades. Os ministrantes deste encontro foram cientistas e professores pesquisadores do Instituto de Educação e Cidadania – IEC e do Infection Control Awareness Through Education – ICATE, ambos de Portugal.

As formações permitem o intercâmbio entre profissionais dos diversos meios acadêmicos, com enfoque em saúde pública e qualidade de vida e suas aplicações diretas na aprendizagem dos estudantes de ciclo básico e líderes comunitários. Para os pesquisadores a troca e a disseminação de conhecimento e experiências através do projeto é o grande ponto deste encontro. O ICATE atua em sete escolas portuguesas e pretende expandir o trabalho pelo país e pelo mundo, objetivando o combate às doenças, com base em três temas principais – HIV, tuberculose e malária.

Participaram representantes das secretárias municipais de Educação de Santa Maria e Capão do Leão, além de professores dos municípios gaúchos de Boa Vista do Sul, Capão do Leão, Canoas, Garibaldi, Imbé, Ivoti, Novo Hamburgo, Pedro Osório, Pinto Bandeira, Porto Alegre, Santa Maria, São Lourenço do Sul, Taquara e Tatuapé, do estado de SP. Dentre os representantes, estiveram presentes a secretária de Educação, Suélen Cardoso e as professoras Gizele Garcia, Izabel Duarte, Rita Lopes e Rosângela Vitória.

Gerson Baldassari – Jornalista – DRT/RS – 11634