Prefeitura firma convênio que garante a realização de 30 mamografias por mês

Com o objetivo de agilizar e viabilizar o atendimento às mulheres que aguardam pelo exame de mamografia, a Prefeitura de Capão do Leão firmou uma parceria com a Prefeitura de Jaguarão e a Santa Casa de Misericórdia para que as leonenses possam realizar os exames no Centro de Imagens daquele Município.

A iniciativa faz parte das ações previstas no Março Lilás, mês voltado às mulheres. Atualmente, na Secretaria de Saúde de Capão do Leão mais de 450 mulheres aguardam na fila de espera por um exame de mamografia. O convênio com a Santa Casa de Jaguarão garantirá a realização de 30 mamografias por mês.

A proposta visa contornar a dificuldade do atendimento pactuado com o Governo do Estado, que deveria garantir ao Capão do Leão a realização de 68 exames por mês, em Pelotas.

No entanto, nos últimos três meses, só foi possível agendar 37 exames no Município vizinho. Cerca de 55% a menos do que deveria ser assegurado pelo Governo do Estado ao Capão do Leão.

A parceria entre os municípios de Capão do Leão e Jaguarão foi firmada na quinta-feira (15). No ato estiveram presentes o Secretário de Saúde leonense, Wolke Rodrigues, o Secretário de Saúde de Jaguarão, Rogério Cruz, acompanhado pela administradora da Santa Casa, Luziane Costa Pinto e a supervisora do Centro de Imagens, Tatiane Passos.

Segundo o Secretário, Wolke Rodrigues, “ao fechar parcerias como esta, buscamos enfrentar a demanda reprimida de consultas e exames com especialistas. Com este convênio pretendemos que, dentro de alguns meses, os exames de mamografias sejam realizados, garantindo o atendimento de acordo com a classificação de risco.”

Vale ressaltar que a prioridade para os encaminhamentos são mulheres que apresentem justificativa médica por problemas preexistentes (nódulos) ou histórico familiar de câncer e as que estão acima dos 50 anos.

Para a vice-prefeita, Gilciane Baldassari, “lutamos diariamente diante dos desafios de melhorar a oferta de atendimento à população e a qualidade de vida das leonenses. Estamos muito felizes com a possibilidade de reduzir a fila de espera pelas mamografias, e pretendemos avançar ainda mais no sentido de zerar a fila de espera por exames”, concluiu.