Prefeitura comemora a Semana da Juventude – mais de 800 jovens participaram das atividades

Em comemoração à Semana da Juventude a Prefeitura – por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e do Conselho Municipal da Juventude – realizou uma série de atividades voltadas à valorização dos jovens, a construção de propostas e garantia de direitos.
De cinco a 11 de outubro, a programação contou com espaços para discussões e deliberações sobre políticas públicas para a população de 15 a 29 anos.
As atividades da Semana da Juventude deste ano incluíram: audiência pública, sessão de cinema, festival de talentos, festa na praça e a 2ª Conferência Municipal da Juventude. Ao total mais de 800 pessoas, na maioria jovens, compareceram nos eventos.
Segundo a presidenta do Conselho Municipal da Juventude, Paula Costa “é fundamental ressaltar o apoio desta gestão  – conduzida pelo Prefeito Mauro e a Vice, Gil – no que se refere ao respeito e a construção de propostas para consolidação de espaços para os jovens.” Para Paula, envolver a juventude no projeto de Governo e em encontros como este reforça e amplia a capacidade de contribuição da juventude para construção de políticas relacionadas a todos os setores da sociedade.
Neste sentido, a 2ª Conferência Municipal da Juventude debateu propostas a partir do Estatuto da Juventude, abordando e promovendo a discussão sobre quatro eixos centrais:
. Formação Pública – Direito à cidadania, participação social, e representação Juvenil.
. Educação e Pesquisa – Direito à educação
. Diversidade – Direito à diversidade e igualdade
. Cultura e Lazer – Direito à cultura e lazer.
Além do Prefeito, da Vice, da Secretária de Cidadania e Assistência Social, Mariglei Argiles, do Diretor da Secretaria, Douglas Santos e da Presidenta do Comjuv, a Conferência teve a contribuição do professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cléverton de Oliveira, que fez uma apresentação sobre o tema central do encontro “Políticas Públicas de/para/com juventude”.