Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher será comemorado durante todo o mês, no Capão do Leão

As atividades de comemoração ao Dia Internacional da Mulher se estenderão ao longo do “Março Lilás” – referência a cor que simboliza a luta pelos direitos das mulheres.

No Município, a primeira ação em homenagem às leonenses, ocorreu na terça-feira (6), no CAPS Vida, onde foi estruturado um espaço para embelezamento das usuárias. Na quarta-feira (7), pacientes da UBS Central, contaram com ações de embelezamento, testes rápidos (HGT, PA) e Roda de Conversa sobre questões de gênero.

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a vice-prefeita do Município, Gilciane Baldassari, recebeu as leonenses para diversas atividades.

Ao longo do dia, no local chamado “Espaço Mulher”, no entorno da Escola Pref. Elberto Madruga, no Jardim América, mais de 400 pessoas prestigiaram a programação que incluiu Mostra Fotográfica, Roda de Conversa, ações de Saúde, embelezamento com cortes de cabelo, maquiagem e o show de encerramento com a cantora Marcy Corrêa.

A iniciativa, do Gabinete da vice-prefeita, reuniu um público diverso, com mulheres de diferentes idades. Alunas da Escola Pref. Elberto Madruga, participaram da conversa sobre direitos e desafios na atualidade. A presidente do Comjuv, Paula Costa, deu início a conversa entre as jovens.

A tarde, as colaboradoras da UFPel, Agnes e Carolina Machado, conduziram a roda de conversa sobre direitos das mulheres, ressaltando a importância de se debater questões como violência, preconceito entre outras.

Representantes do Conselho da Mulher contribuíram com a realização das atividades, também com a mostra fotográfica que teve como tema a violência. Na exposição, as imagens e desenhos relacionados a fatos reais impactavam e convidavam à reflexão quem conferia a mostra.

Na tenda de embelezamento, mais de 60 atendimentos, entre maquiagem e cortes de cabelo contribuíram com o bem-estar, alegria e autoestima das mulheres que participaram da ação.

Ao final do dia, o show da cantora leonense, Marcy Corrêa, foi ponto alto de animação entre as mulheres que prestigiaram o evento. A artista, contou músicas de sucesso, empolgando o público que estava no local.

Ainda dentro das comemorações alusivas ao mês da mulher, estão previstas muitas ações. A vice-prefeita Gilciane Baldassari, coordenou a proposta e a realização das atividades durante todo o mês, para que o maior número de mulheres tenha acesso, em diferentes bairros e comunidades do Município.

Confira a galeria de fotos do dia 8 de março e programação completa do Março Lilás: