Capão do Leão terá a primeira equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Município

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território delimitado, desenvolvendo ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades de sua população.

No Município, a primeira equipe formada para este atendimento terá como referência a comunidade do bairro Casabom. A apresentação da equipe ocorreu no Gabinete do Prefeito, Mauro Nolasco. Na ocasião, estiveram presentes a vice-prefeita, Gilciane Baldassari, o Secretário de Saúde, Wolke Rodrigues, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Isabel Chagas e o coordenador da UBS Casabom, Jhulian Campos.

As equipes de ESF atuam com ações de prevenção, recuperação, reabilitação de doenças, e na manutenção da saúde da comunidade. Cada agente pode atender até 750 pessoas de uma micro região, como na área que compreende a UBS Casabom.

O modelo da Estratégia de Saúde da Família busca favorecer a aproximação da UBS das famílias; promovendo o acesso aos serviços, possibilitando o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários. Além da continuidade do cuidado, que leva a  resposta aos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local.

A primeira equipe de Estratégia da Saúde da Família, no Capão do Leão, será composta pela médica Aline Dutra, a técnica de enfermagem, Flávia Campos e as agentes comunitárias de saúde, Bárbara Caldeira e Simone dos Santos. A previsão é de que as visitas iniciem ainda no mês de março.

Para a presidente do Conselho, “esta é uma grande conquista. Esta é uma antiga solicitação do Conselho da Saúde. Hoje demos o primeiro passo e estamos otimistas para que, tão logo seja possível, mais equipes contribuam com este importante atendimento à população.”

De acordo com Secretário, Wolke Rodrigues, “estamos num processo de fortalecimento da atenção básica. Na formação da equipe, os agentes têm que ser moradores do local, neste sentido, além de atender a comunidade, facilitamos o acesso às residências, o contato direto com a população e consequentemente os resultados do programa.”

Segundo o prefeito Mauro Nolasco, “nossa gestão tem o compromisso de atender as pessoas. Hoje é um dia de alegria. Sabemos o que representa o trabalho realizado pelas equipes de saúde da família, atuando e considerando não só o indivíduo, mas também o contexto familiar e a realidade do local em que vive.”