1º Seminário Regional de Educação Fiscal promove o debate sobre aplicação de recursos e tributação

A promoção e institucionalização da educação fiscal para o pleno exercício da cidadania foi o tema central do 1º Seminário Regional de Educação Fiscal realizado pela Prefeitura de Capão do Leão, por meio da Secretaria de Finanças do Município.
A atividade teve como objetivo a formação de cidadãos conscientes do valor dos tributos e o incentivo a participação da comunidade no acompanhamento efetivo da aplicação dos recursos públicos.
O Seminário ocorreu no dia 05 de outubro, das 13h30 às 18h, no auditório da Faculdade de Agronomia da UFPel, e reuniu mais de 150 pessoas do Município e da Região. A realização contou com o apoio da Universidade Federal de Pelotas, Receita Federal, Receita Estadual e Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).
Na programação o auditor fiscal da Receita Federal, Dão Real Pereira dos Santos abordou o tema “Estado, Sociedade e Justiça Fiscal”. Na sequência, Claudio Fonseca, auditor fiscal da Receita Estadual ministrou a palestra sobre “O progressivo sistema tributário brasileiro. Os impostos invisíveis sobre o consumo”. Logo, o auditor da Receita Estadual e Delegado Substituto da 6ª DRE, Jean Francisco de los Santos Scheffer, fez a fala de encerramento da atividade.
O Secretário de Finanças, Jerri Madruga, ao lado do Prefeito Mauro Nolasco e da vice, Gilciane Baldassari, ressaltou a importância de promover o debate sobre a Educação Fiscal. “ Estamos muito satisfeitos com a realização deste 1º Seminário Regional. Nosso objetivo é tratar com transparência o dinheiro público e a aplicação dos recursos. Para tanto, é fundamental que os contribuintes tenham informação sobre os resultados da tributação e o retorno que a mesma deve dar à sociedade”.
Na oportunidade, o Secretário também mencionou a dedicação da equipe que, além da rotina do setor, empenhou-se muito para a realização do evento.